Categorias: Recém Casada

Wedding Cooking Book…

Ontem a Folha de São Paulo postou uma matéria sobre cardápio de casamentos. A matéria é muito interessante e mostra como as pessoas estão desistindo de menus requintados e procurando cardápios mais simples, mas com bossa e extremamente personalizados, com receitas que marcaram os noivos em algum momento de suas vidas. Sabe aquela comidinha da vovó que você adoooora? Então, os buffets estão fazendo isso! E toda a decoração segue essa linha de “comida de avó“. Além disso a Folha de São Paulo postou 4 receitinhas básicas para um casamento nesse estilo. Elas são ótimas pra quem quiser arriscar no petit-comité de hoje a noite ou reservar para uma data especial como um noivado. Segue as receitinhas:

  • PINK LEMONADE

Rendimento: 6 copos

INGREDIENTES

– 2 limões-taiti com casca e lavados?- 10 framboesas (naturais ou congeladas)?- 1 l de água mineral?- Açúcar a gosto

PREPARO

– Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e sirva.

  • CUSCUZ MARROQUINHO EM INFUSÃO DE HORTELÃ COM LEGUMES CROCANTES E FRUTAS SECAS

Rendimento: 12 porções

INGREDIENTES

– 2 xícaras de chá de cebola picada?- 1 xícara de chá de azeite extravirgem?- 6 dentes de alho picado?- ½ colher de chá de gengibre picado?- ½ kg de cenoura cortada em cubos pequenos?- ½ kg de abobrinha em cubos pequenos?- 1 xícara de chá de damascos turcos cortados ao meio?- 1 xícara de chá de uvas-passas pretas?- 1 pacotinho de açafrão Pistilos?- Sal e pimenta a gosto?- 1 l de água?- ½ xícara de chá de hortelã?- 750 g de cuscuz marroquino?- 6 colheres de sopa de manteiga

PREPARO

– Refogue a cebola no azeite, junte o alho, o gengibre, depois as cenouras e, então, a abobrinha. Coloque os damascos e as uvas-passas e, por final, o açafrão, o sal e a pimenta a gosto. Reserve.

– Ferva a água e adicione a hortelã. Quando a infusão estiver perfumada, desligue o fogo, acrescente o cuscuz, mexa, acrescente a manteiga e tampe a panela. Deixar descansar por 10 minutos.

– Junte os legumes e o cuscuz e acerte o sal e a pimenta.

  • MAÇA RECHEADA COM FAROFA ÚMIDA

Rendimento: 12 porções

INGREDIENTES

– 1 dúzia de maçãs argentinas bem vermelhas?- Suco de 2 limões?- 1 brioche amanhecido?- 5 colheres de sopa de manteiga?- 2 cebolas picadas bem fininho?- 2 dentes de alho picado?- 1 xícara de chá de vinho branco seco?- 1 ½ colher de chá de noz-moscada?- Sal e pimenta do reino a gusto.

PREPARO

– Abra uma tampinha nas maçãs, retire a polpa e esprema o suco de limão sobre elas. Em forno preaquecido, coloque as maçãs para assar por 10 a 15 minutos até ficarem macias, porém firmes. Reserve.

– Passe o brioche em um ralador para fazer uma farinha de rosca grossa. Em uma panela, derreta a manteiga, refogue a cebola e o alho até dourar, junte a polpa das maçãs e o vinho branco e cozinhe até começar a secar o vinho.

– Adicione o brioche e a noz-moscada, temperada com sal e pimenta. Recheie as maçãs com essa mistura e leve ao forno alto até que a farofa comece a dourar. Sirva imediatamente.

  • PERNIL DE CORDEIRO ASSADO COM BATATAS NO SAL GROSSO E ALECRIM

Rendimento: 12 porções

INGREDIENTES

Pernil

– 6 xícaras de chá de vinho do Porto?- 2 cebolas picadas grosseiramente?- 4 dentes de alho?- Suco de 2 limões-sicilianos + raspas para decorar?- 6 colheres de sopa de alecrim picado + raminhos para decorar?- 2 folhas de louro?- Sal e pimenta a gosto?- 2 peças de pernil de cordeiro com osso (aproximadamente 2,5 kg por peça).

Batatas

– 1½ kg de batata “bolinha”?- 2 xícaras de chá de azeite extravirgem?- 1½ xícara de chá de sal grosso?- 2 xícaras de chá de alecrim em pequenos ramos?- 1 cebola em cubos pequenos.

PREPARO

Pernil

– Junte o vinho, a cebola, o alho, o suco de limão, o alecrim e o louro e tempere com sal e pimenta. Cubra o pernil com essa mistura, cubra com filme plástico e deixe na geladeira por pelo menos 24h.

– Acenda o forno a lenha e deixe ficar bem quente, mas sem labaredas (só brasa). Leve o pernil ao forno em assadeira funda, com a marinada e coberto por papel-alumínio, por aproximadamente 2 h. Retire o alumínio e asse por mais 45 minutos, ou até estar bem dourado. Para preparar em forno convencional, asse por 4 h em forno médio e tire o alumínio depois de 3 horas.

– Sirva acompanhado das batatas e regado com o líquido que restar do assado.

Batatas

– Cozinhe as batatas em água até ficarem macias, porém firmes ao toque. Misture as batatas com o azeite, o sal grosso, o alecrim e os cubos de cebola e leve ao forno junto com o pernil, na última etapa do cozimento da carne.

– Asse até estarem bem douradinhas (aproximadamente 25 a 30 minutos).

– Sirva acompanhando o pernil.

obs.: acho que com meus dotes culinários só vou testar a pink lemonade =D

Xoxo =***

Imagens e Texto via Folha de São Paulo.

Publicidade

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário!

2 comentários

  1. Ana comentou:

    Minha maca recheada eh mais gostosa e mais facil que essaa! And so my lemonadee… and well, and everything else! =P hahaha