Categorias: Planejando

Serra Fluminense

Serra Fluminense : os encantos além do litoral

Serra Fluminense Lua de Mel | Blog de Casamento DIY da Maria Fernanda

Itaipava, Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis. Escolher uma ou todas essas cidades como destino de lua de mel é garantia de clima fresco e agradável, ar puro e sossego das montanhas, facilidades de grande cidade, centro gourmet de referência e pousadas muito aconchegantes. Tudo isso a apenas uma hora de carro da capital do Rio de Janeiro (e de seus dois aeroportos) e pagando em Reais, vantagem considerável em época de crise e alta cambial. No inverno as temperaturas chegam a ficar abaixo de 0° Celsius, que faz lembrar muito o outono europeu.

A melhor maneira de circular pela região é de carro, já que Itaipava e seus subdistritos ficam um pouco afastados uns dos outros. Esta cidade conta com o maior número de pousadas, restaurantes, bares, lojinhas e shoppings, por isso se tornou o epicentro do burburinho da região dia e noite. Sem contar os edifícios históricos das redondezas e a deliciosa Rota da Cerveja, atraente circuito turístico do estado do Rio de Janeiro.

Serra Fluminense Lua de Mel Rota da Cerveja | Blog de Casamento DIY da Maria Fernanda

A Rota Cervejeira é um projeto de turismo de experiência, que prevê a criação de atrativos num raio de até 120 quilômetros, onde o turista pode participar inclusive do processo de fabricação da cerveja. Nesta rota o casal que aprecia a bebida poderá conhecer a fabricação de renomadas cervejas, tais como a St Gallen (Teresópolis), Bohemia (Petrópolis) e Cervejaria Petrópolis, além das pequenas e artesanais como a Ranz (Nova Friburgo).

Mas a Serra é muito mais do que bebidas. A beleza natural e os hotéis e pousadas são um charme à parte.

Serra Fluminense Lua de Mel | Blog de Casamento DIY da Maria Fernanda

Focadas em atender com primor e surpreender os casais estão as belas pousadas Locanda Della Mimosa (Itaipava/RJ) com maravilhoso chá da tarde diário, a Parador Lumiar (Nova Friburgo/RJ) com riachos de água cristalina, a Toca Terê Pousada (Teresópolis/RJ) com lareira, hidromassagem e ofurô e a Pousada Tankamana (Petrópolis/RJ), digna de receber Dalai-Lama, entre outras. Essas com diárias a partir de R$ 600 o casal com café da manhã.

Os melhores passeios mesclam história e natureza. O Museu Imperial, a Cervejaria Bohemia, a Catedral de São Pedro de Alcântara, o Palácio Quitandinha, o Museu Casa de Santos Dumont e o Centro Histórico estão na linda em Petrópolis. Em Nova Friburgo não deixem de ir ao Country Club, em Quapimirim apreciem a vista do Dedo de Deus e subam até o Mirante do Soberbo. Os esportes radicais como tirolesa, rafting, arborismo e escalada também podem fazer parte dos dias dos casais aventureiros por aqui. Já em Teresópolis o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é indescritível. Certamente uma viagem com muitos momentos à dois e contato com a natureza.

Serra Fluminense Lua de Mel Dedo de Deus | Blog de Casamento DIY da Maria Fernanda
{ Dedo de Deus }

Para compras e aquisição de souvenirs vocês encontrarão shoppings, antiquários e feiras salpicados pela estrada União-Indústria, com destaque para os objetos de arte e decoração, as roupas, os móveis em ferro e vime e as delícias artesanais como geléias, licores, queijos e conservas. Entre os pontos de compras mais concorridos estão a Feirinha de Itaipava, na BR-040, e os shoppings Vilarejo e Estação Itaipava.

Na hora das refeições, o apelido da região – Vale dos Gourmets – não poderia ser mais apropriado. No trecho da estrada União-Indústria que envolve Itaipava e os subdistritos de Araras e Correas estão dezenas de restaurantes especializados nas cozinhas portuguesa, espanhola, francesa e italiana. Dentre os melhores estão: o Il Perugino com seus risotos, a Fazenda das Videiras cercada de verde, o português Parrô do Valentim, o casarão Alcobaça com seu fogão à lenha e o Barão Gastronomia, com um menu degustação surpreendente a cada noite.

Para os casais jovens de idade e de espírito, o inverno local é certeza de muita badalação e gente bonita. Na temporada de julho há sempre alguma boate em atividade para a turma dançar e espantar o frio, como a Zapata, a Euro e a Tamboatá, além do pub Huricane. Apesar de funcionar em um espaço ao ar livre, o bar Nucrepe é movimentado o ano inteiro – além de drinques e aperitivos, oferece música ao vivo.

Boa viagem e à disposição,

banner clube turismo

Publicidade

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário!