Categorias: Uncategorized

Melhor Destino de 2016

Nesse ano não tivemos tanto posts de Lua de Mel, mas a Patrícia Furtado já está de volta com posts e destinos deliciosos!

Lua de Mel em Portugal

Lua de Mel em Portugal | Blog de Casamento DIY da Maria Fernanda
Porto – Portugal

Quando conversamos sobre viajar, logo vem à tona o sonho de muitos brasileiros: conhecer a Europa. E como o velho continente tem muitos e pequenos países quase “sem fronteiras” (graças a União Europeia), é difícil encontrar alguém que pense em ir até lá pela primeira vez sem planejar conhecer uns 5 países em uns 15 dias. Eu mesma já fiz essa besteira. Digo isso porque cada cantinho da Europa é riquíssimo e merece muito mais do nosso tempo e da nossa atenção.

Nos meus roteiros, nunca sugiro menos de 3 ou 4 dias nas grandes cidades e ao menos 2 nas cidades menores, sempre com a possibilidade de uma pernoite para que se conheça a atmosfera do local por inteira. Isso vale ainda mais no caso de luas de mel, para que se possa parar, respirar e simplesmente curtir o ambiente e a companhia.

Pois bem, a TAP recentemente nos presenteou com a possibilidade do “Stopover”, uma paradinha (básica) de até 72 horas, sem custo, em Lisboa ou Porto, para quem comprar passagens do Brasil para um dos 47 destinos da empresa aérea na Europa. Pode parecer pouco, mas o suficiente para dar uma ideia das maravilhas portuguesas e deixar os passageiros com um gostinho de “quero mais”. Isso funcionou muito bem comigo. Foi justamente com a “Stopover” da American Airlines que conheci Miami e que me apaixonei por Nova Iorque.

Como Portugal é belíssimo e um destino realmente incrível, mas de fato não é o primeiro da lista de desejos dos brasileiros quando se trata de Europa, uma parada estratégica por lá pode enriquecer qualquer viagem. Em poucos dias é possível reconhecer um pouco das suas riquezas cultural, histórica e gastronômica, com as vantagens de este ser um destino barato (apesar do Euro) e onde se fala a nossa língua.

Depois da minha primeira viagem a Europa no estilo “correria”, tive o prazer de voltar pela primeira vez a Portugal este ano. Desta vez consegui viver, sentir e respirar um pouco do local. Foi quando também, finalmente, conheci Porto, a cidade mais encantadora do país em minha opinião.

Lua de Mel em Portugal | Blog de Casamento DIY da Maria Fernanda
Rio Douro – Porto – Portugal

Em 3 dias às margens do Rio Douro é possível conhecer a origem do famoso Vinho do Porto, visitando uma de suas dezenas de vinícolas (ex.: Graham’s Port Lodge, Porto Augusto’s e Taylor’s Port” e as diversas Caves, onde os barris de vinhos envelhecem, (ex.: Vasconcellos, Calém e Sandeman) que ficam na Vila Nova de Gaia, ao final da indescritível Ponte Luis I (dica: atravesse a pé).

Quando viajo gosto de conversar com os nativos sobre a vida local e aproveitar para pegar algumas dicas peculiares. Em Porto o dono do nosso hotel nos indicou a Taberna do Manel, à beira do rio do lado de Gaia, com comida típica e vista privilegiada de Porto. Enganam-se os turistas que brigam por uma mesa do lado de lá o rio, em Porto… O bonito mesmo é admirar tudo aquilo da outra margem, com vista tipo cartão postal.

A todo o momento a cidade oferece diversos passeios de barcos sob as 6 belas pontes do Douro, de funicular e de teleférico, mirantes espetaculares, degustações de vinhos, visitas a torres, igrejas, palácios e catedrais lindos, além do Cais da Ribeira, onde deliciosos restaurantes e delicadas lojas fazem o gosto dos mais exigentes visitantes.

Lua de Mel em Portugal | Blog de Casamento DIY da Maria Fernanda
Livraria Lello – Porto – Portugal

É também em Porto que se encontra a Livraria Lello, famosa por ter inspirado a autora de “Harry Potter”, e o Estádio do Dragão do time do Porto, para os amantes do futebol.

A Rua Santa Catarina, somente para pedestres, e Avenida dos Aliados, o coração da cidade, também encantam os turistas com seus comércios, bares, restaurantes e artistas de rua.

Para quem optar por parar em Lisboa, os 3 dias poderão ser um pouco mais agitados, afinal, a capital portuguesa é muito maior do que a charmosa Porto.

Lua de Mel em Portugal | Blog de Casamento DIY da Maria Fernanda
Lisboa – Portugal

Devido a sua grandeza, as poucas 72 horas na cidade devem ser bem planejadas. Reserve uma manhã para conhecer a parte nova da cidade, zona mais oriental da cidade, onde foi construído o Parque das Nações para a grande exposição da Expo 98. Este pedaço moderno da cidade se distorce em meio à paisagem bucólica e antiga das outras regiões de Lisboa, mas vale a visita com direito vista panorâmica do Rio Tejo e da admirável Ponte Vasco da Gama. O passeio de bondinho deixa o local ainda mais atraente, assim como a visita ao Oceanário, eleito como o melhor aquário do mundo. O almoço pode ser à beira do rio, no super bem avaliado Restaurante D´Bacalhau.

Lua de Mel em Portugal | Blog de Casamento DIY da Maria Fernanda
Lisboa – Portugal

À tarde, a quase 20 quilómetros de distância, indico ir até a famosa Torre de Belém, de onde saíram todas as embarcações dos descobrimentos, o enorme Monumento do Descobrimento e sua praça e o Mosteiro dos Jerônimos. Nesta parte da orla do Rio Tejo a bela vista fica por conta da Ponte (pênsil e rodo-ferroviária) 25 de Abril, com 2.278 metros de comprimento. Uma boa dica de passeio alterativo nesta área é alugar uma bicicleta ou um Segway para percorrer boa parte da beira do rio.

Depois de muita caminhada, nada como se deliciar com os originais e sempre quentinhos pastéis de Belém, vendidos em um único ponto de venda desde 1837. Conversando com um confeiteiro descobri que ali se fabricam em média 25 mil dessas delícias por mês.

Lua de Mel em Portugal | Blog de Casamento DIY da Maria Fernanda
Castelo de São Jorge – Lisboa – Portugal

Nos outros dois dias ainda há muito que se fazer por aqui… Conhecer o Castelo de São Jorge e a história da tentativa dos mulçumanos de tomar a cidade, pegar o bondinho 28 até a linda Catedral da Sé e as históricas ruínas da Igreja do Carmo, subir até o Miradouro Nossa Senhora do Monte na hora do pôr do sol para ter acesso à vista mais bela da cidade (deixa o Elevador Santa Justa no chinelo), passear pelas ruas dos charmosos bairros de Alfama, Bairro Alto e Chiado, jantar no despojado LX Factory (antigas fábricas que hoje dão lugar a restaurantes, bares, livraria e lojas de design), tomar um drink à tarde em uma das várias espreguiçadeiras do Cais Sodré e passar horas num happy-hour imperdível no Time Out Market (antigo Mercado da Ribeira), recém-reformado e excelente para comer e beber muito bem.

Por fim, para viajantes que gostam de locais inusitados e curiosos, vale a pena continuar o percurso do bondinho 28 até o Cemitério dos Prazeres… Adoro!!!

E mesmo com tudo isso, ainda há quem deixe Portugal para depois… Ora pois!

 Até mais,

Patricia Furtado Logo

Imagens via Reprodução.

Publicidade

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário!

1 comentários

  1. Ana Paula de Morais comentou:

    Estive em Portugal com meu namorado em setembro de 2016 e lá na Igreja de Santo Antônio, onde o mesmo nasceu, ele me deu a aliança de noivado!
    Portugal é um país em transição do velho para o novo e vive uma efervescência cultural inigualável!
    Tem passeios realmente imperdíveis em Lisboa e Porto.
    Excelente matéria. Vamos retornar em 2018 , em nossa lua-de-mel partindo do norte de Portugal.