Categorias: Planejando

{ lua de mel } OS ENCANTOS DO URUGUAI

Pensando em casais que têm apenas uma semana para viajar e mesmo assim querem fugir do país, dos tradicionais resorts, e conhecer uma nova cultura e locais bem diferentes, resolvi apresentar para vocês hoje um pequeno e atraente país que recentemente me surpreendeu e encantou.

montevideu

Com um breve vôo internacional de 2 horas é possível sair de São Paulo e chegar em Montevidéu, a capital uruguaia banhada pelo belo rio da Prata (oficialmente o oceano Atlântico começa apenas em Punta del Este), que contorna toda a península do centro histórico da cidade e desenha uma orla de balneário para os bairros residenciais.

Com ares coloniais de primeiro mundo, onde a imponência da sua arquitetura e história se misturam com veículos antiguíssimos, povo educado e ruas amplas e limpas, este é um lugar perfeito para quem busca opções de passeios relaxantes e repletos de belezas naturais.

A cidade oferece diversos tipos de hospedagens, desde as mais econômicas até as mais luxuosas. Atualmente as que fazem muito sucesso dentre os turistas em lua de mel são os requintados Sofitel, o My Suites Hotel e o Cala di Volpe Boutique Hotel, todos com serviços de alto padrão, excelente infraestrutura e serviços.

ciudad-vieja
Ciudad Vieja

O primeiro local a ser visitado na cidade é a famosa Ciudad Vieja, onde uma caminhada a dois pode ser iniciada no Porto. Nele é possível admirar a grande baia de Montevidéu e uma sucessão de edifícios variados (estilos coloniais, barrocos e clássicos de grande valor arquitetônico e histórico) localizados no marco-zero do país.

Logo em frente está um dos principais pontos turísticos da cidade, o Mercado del Puerto, foco de restaurantes famosos por suas comidas deliciosas e típicas, perfeitas para a hora do almoço. Lá também é possível provar bebidas regionais e famosas como a “Médio y Médio”, à base de espumante e vinho branco.

Em seu entorno existem muitos atrativos, como lojas, ateliês, artistas de ruas talentosos e personagens irreverentes bem tradicionais do local. Vale a pena um passeio sem pressa após a refeição.

teatrosolis
Teatro Solis

Também na Ciudad Vieja está o belíssimo e histórico Teatro Solis, cuja indicação é a visita guiada. É necessário conferir os horários do serviço no site do teatro para não perder a viagem.

Por perto do teatro está a rua comercial Sarandí, adorada pelos turistas mais consumistas, a Plaza Constitución e a Plaza Independência, pontos de visitações com monumentos importantes, tais como, a Puerta da Ciudadela, a escultura e o mausoléu do herói nacional, o General Artigas.

Para quem gosta de museus, o bairro conta ainda com a obra Museo Torres García e o belo Museo do Carnaval.

Se o casal quiser curtir um parque ao ar livre, a sugestão de passeio diurno é o Parque Rodó, o Central Park dos uruguaios.

bouza-bodega-montevideo-before-we-age-02
Bodega Bouza

Para fechar nossa primeira parada com chave de ouro, a minha dica imperdível em Montevidéu é a Bodega Bouza, uma moderna vinícola a apenas 20 km do centro que abre suas portas para visitas guiadas diariamente. A melhor pedida da casa é um almoço inesquecível com degustação de vinhos no restaurante da belíssima propriedade. A comida é fantástica, assim como os vinhos. Os tours guiados costumam acontecer às 11h, 13h e 16h. O restaurante abre para almoço todos os dias até as 15h30. Recomenda-se reservar o tour e a mesa com antecedência pelo site da bodega.

À noite da capital não é muita agitada, mas existem alguns bares e restaurantes bons para jantar. Um deles é o Bar 62, na orla de Pocitos. Mas, atenção, todos eles costumam fechar pelo menos um dia na semana. É importante checar as opções no dia de interesse.

Após pelo menos dois dias inteiros em Montevidéu, a dica é alugar um veículo e seguir uma viagem de cerca de 2h30 para a cidade mais romântica do país: Colônia del Sacramento.

Colônia Del Sacramento
Colônia Del Sacramento

Este indescritível lugar foi fundado pelos portugueses, está localizado em uma estreita faixa a beira do Rio da Prata que virou patrimônio histórico da UNESCO.

Passeando pelo centro histórico é possível visitar alguns prédios com arquitetura original portuguesa e espanhola, com o contraste moderno atual. Ruas e monumentos cuja destruição fora preservada nos impedem de esquecer que ali foi um dia palco de guerra entre esses dois países. Mas a paz do local hoje nos permite até mesmo caminhar pela linda muralha que antes protegia a cidade dos bombardeios.

Sobre hospedagem, o ideal é escolher uma pousada dentro das ruas do centro histórico e ter a possibilidade e fazer tudo a pé. Há muitas pequenas, belas, românticas e com serviços excelentes, tais como: a Posada Plaza Mayor, a Posada Boutique Las Terrazas e a Posada del Virrey.

Colônia Del Sacramento
Colônia Del Sacramento

O centro comercial de Colônia tem um charme único: cafés, praças e visitantes tomando uma taça de vinho em plena luz do sol. Com apenas um ingresso é possível visitar todos os museus da cidade, como o histórico Museu Português, que traz lindas obras, esculturas e conta a história da colonização da cidade pelos portugueses.

Outro lugar ótimo para ser visitado é a casa de chá Lentas Maravilhas, com donos argentinos, mas de origem inglesa. O ambiente é ótimo para sentar no gramado a beira-rio.

Para comer existem inúmeros restaurantes para diversos gostos, como o Mesón de la Plaza, o La Florida e o Gibellini. Todos são muito conhecidos e animados com música ao vivo. Pessoalmente indico almoçar no El Drugstore, local com um ambiente colorido, decoração interna e externa encantadora, cantora maravilhosa caminhando e interagindo com os clientes e pratos gostosos a preços justos.

Se o clima estiver quente, na época do verão, é impossível resistir à sorveteria artesanal El Cali.

Bem agitada o tempo todo, Colônia de difere bastante de Montevidéu e ?ca ainda mais linda iluminada à noite, quando os barzinhos e boates se abrem. Se o casal quiser sair para dançar, a Tres Cuarto é uma ótima danceteria de música moderna.

O ponto turístico mais admirado e alto desta parada da nossa viagem é o Farol na Plaza Mayor, construído em 1857 sobre ruínas de um convento. São 118 degraus até o topo, onde há uma vista linda de Buenos Aires em dias de céu limpo.

Na mesma Plaza, um pouco mais adiante, está a pequena Calle de los Suspiros, que preserva o calçamento original de pedra cantaria, onde tive a oportunidade de ter o jantar mais romântico da minha viagem.

Foi na pitoresca taberna El Buen Suspiro, um local singular, pequeno, aconchegante, delicioso, diferente de tudo que eu já tinha visto. Um programa à dois à base de frios e vinhos dentro de um edifício à meia luz, feito de pedras históricas aparentes que o surpreenderá. A vontade é passar horas a fio conversando, bebendo, namorando e comendo lá dentro. Só um cuidado, o estabelecimento aceita somente pagamento em dinheiro, e em moeda local.

Caso tenham tempo e queiram esticar um pouco a viagem, é possível pegar o buquebus do porto de Colônia para atravessar o rio da Prata até Buenos Aires. Os amis rápidos fazem o trajeto em até 2 horas. Um ou mais dias na capital argentina pode ser delicioso!

Por fim, pegue seu carro e dirija mais 4 horas para conhecer o balneário das celebridades: Punta del Este.

Antes de chegar à cidade, a parada imperdível é a região de Punta Ballena, onde esta a famosa Casapueblo. Trata-se de uma grande construção branca com características únicas, fruto da imaginação e do empenho do pintor e escultor uruguaio Carlos Paez Vilaró, que reúne museu, galeria de arte, hotel e restaurante. É muito visitada não só por causa das obras de arte, mas também devido ao belo visual panorâmico que se tem dos terraços, principalmente na hora do por do sol. Neste momento, no início da noite, são proclamados poemas do artista em alto falantes.

De noite, já na península badalada de Punta, mesmo para quem não curte muito jogos de azar, vale a pena uma visita noturna ao renomado Conrad Resort & Cassino à beira mar. Porém, para se hospedar, esta não é a melhor opção. Os hotéis mais bem conceituados na cidade hoje são o Hotel L’Auberge, o Awa Boutique and Design Hotel, o Serena Hotel e o Sisai Boutique.

Monumento Los Dedos
Monumento de Los Dedos

Os monumentos mais famosos da cidade são a famosa mão na areia, Monumento Los Dedos, e a torta Ponte Leonel Viera. É preciso conhecer as duas antes de partir!

Também é interessante na Playa Brava para ver o farol centenário de José Ignácio.

A principal área de compras em Punta fica bem no início da península, nas quadras entre o monumento Los Dedos e o porto da cidade. É lá que estão as grandes grifes, como Tommy Hilfiger, Versace e Louis Vitton, só para citar algumas. As lojas estão espalhadas por várias ruas, mas as melhores são: Av. Gorlero; El Remanso (Calle 22) e Las Gaivotas (Calle 29).

De noite sugiro escolher um dos restaurantes na beira-mar, em frente a marina. Ficam abertos até tarde, possuem visual lindo e comidas locais deliciosas.

Para os mais animados, na época do verão, existem muitas festas em bares à beira mar e barcos que duram a madrugada toda. A festa de Reveillón de Punta del Este é mundialmente famosa!

Buen Viaje!

banner clube turismo

Publicidade

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário!

2 comentários

  1. Aninha Brito comentou:

    ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    1. Aninhaaaa quem sabe a gente não vai no Carnaval né?