Categorias: Planejando

Lua de Mel na Lapônia, a terra do Papai Noel

sights-and-attractions-in-rovaniemi-lapland

Entre as fronteiras da Noruega, Suécia e Rússia, no Círculo Ártico, está localizado o vilarejo de Rovaniemi, a capital da fria região da Lapônia.

O local recebe quase 1 milhão de cartas de crianças de todo o mundo todos os anos, afinal, é lá, na Vila Noel, que trabalha o velhinho mais simpático e querido que conhecemos. E todas as cartas são rigorosamente lidas e respondidas por seus ajudantes.

ski sprung

Quem consegue ir tão longe e visitar a fabulosa cidadela realmente chega a acreditar que o Bom Velhinho ali reside. Além das construções típicas, o local é repleto de luzes, pinheiros, renas, cães e personagens vestidos a caráter.

A vila foi construída há cerca de 60 anos por um grupo de empresários que decidiu explorar o turismo naquela região, ainda intocada pelo progresso. Atualmente o espaço conta com toda a infraestrutura necessária para receber turistas lançando mão de lojas de souvenires, guias caracterizados, restaurantes e hotéis.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Tudo isso divide espaço com o Correio Central do Papai Noel, o Escritório do Papai Noel e o SantaMus – um museu dedicado ao bom velhinho. Também há áreas para a prática do snowmobile (moto que anda sobre a neve) e passeios de trenós puxados por cães da raça Husky Siberiano.

Fora do complexo há também o Santa Park – considerado o maior parque natalino do mundo – com oito mil metros quadrados, construído no interior de uma caverna. Trenzinhos, carrosséis e brinquedos típicos de todo parque de diversões fazem a alegria dos visitantes que ainda podem conhecer a cozinha da Mamãe Noel, um globo de neve gigante e a Escola dos Elfos, entre outros atrativos.

santa-claus-village1

O importante é fazer a visita no verão, entre os meses de Maio e Julho, pois na época do Natal as temperaturas que já são baixas caem drasticamente. No verão os termômetros chegam a 15ºC e no inverno batem até -50ºC.

Existem alguns pacotes de viagem para a Lapônia no meio do ano, com guias bilíngues e bem interessantes. A maioria tem duração de 6 ou 7 dias e visita também outras cidades:

  • ALTA – Próxima à fronteira da Noruega ela tem uma paisagem ártica única. Possui o museu de pinturas rupestres que é Patrimônio Mundial da UNESCO e mostra a vida e os hábitos da população local.
  • HAMMEFEST – Cidade onde o turista pode se afiliar ao Clube do Urso Polar.
  • HONNINGSVAG – Excursão noturna ao Cabo Norte, 307 metros do nível do mar, onde se aprecia as belezas do Oceano Ártico. Entrada no North Cape Hall para ver o sol da meia noite.
  • INARI – Visita ao Museu Sami ao ar livre, para conhecer verdadeiramente os lapônios e seus rebanhos de renas.

Para alguns pode apenas se tratar da terra do Papai Noel, país de sonhos e de regresso ao imaginário de criança… Pouco romântico.

56823298

Mas certamente o casal que optar por esta viagem incrível, para uma imensa terra de sonhos e de magia, com beijos apaixonados na vastidão quase desértica de um espaço de reflexão e de aventuras, onde o branco domina tudo o que pisamos e o que a nossa vista alcança, não irá se arrepender e ficará bem juntinho e abraçadinho todo o tempo.

Boa viagem e um Feliz Natal a todos,

Publicidade

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário!