Categorias: Planejando

{ lua de mel } Jalapão

JALAPÃO – UM PARAÍSO DE TRANQUILIDADE

Aproveitando a queda da valorização do Real, escolhi hoje um destino interno que ainda é pouco conhecido (recebe aproximadamente 15 mil turistas por ano), mas extremante atraente para quem quer relaxar e rico em belezas naturais.

jalapão lua de mel no brasil

Localizado no coração do país, no centro-oeste de Tocantins, e considerado um dos mais novos destinos de natureza do Brasil, o Jalapão surpreende pela preservação de um santuário repleto de veredas virgens e inúmeros rios de águas cristalinas em meio a uma paisagem árida e bela. Estas condições proporcionam vida a uma diversidade incrível de animais e plantas totalmente adaptada a esta região do cerrado.

jalapão lua de mel no brasil

Sua extensa área de 34 mil km2 compõe um conjunto de cinco regiões de conservação, cujo cenário é um dos mais exuberantes do Brasil: cachoeiras transparentes, piscinas naturais verde-esmeralda, chapadões e gigantes dunas alaranjadas.

Ponte Alta do Tocantins Jalapao Lua de Mel no Brasil
{ Ponte Alta }

A principal porta de entrada para este remoto paraíso está na pequena cidade Ponte Alta do Tocantins, que se localiza a 190 km de Palmas (aeroporto mais próximo). Este primeiro trajeto é feito via pistas asfaltadas, mas como toda joia deve ficar bem guardada, a partir de lá a viagem é somente por estradas de terra com recomendação de veículo 4×4: mais 160 km até Mateiros ou 250 km até São Félix do Tocantins, cidades que servem como base para os mais procurados atrativos.

Capim Dourado Jalapao Lua de Mel no Brasil

Uma das vantagens deste destino é que ele pode ser visitado em qualquer época do ano. As chuvas são escassas mesmo no inverno e o céu quase sempre é intensamente azul. A única dica de calendário vai para quem deseja conhecer mais de perto o famoso capim-dourado da região. Neste caso deve-se optar pelo mês de Setembro, quando sua bela cor está mais viva e brilhante.

Esta opção de viagem a dois certamente não é a mais confortável e desejada pela maioria dos casais. Porém, para os amantes dispostos a começar a vida juntos de uma maneira simples, cheia de companheirismo e cumplicidade (talvez até vivenciar algo parecido com o que Adão e Eva conheceram em seus dias de Paraíso) a sugestão é fugir das pousadas das cidades próximas e se hospedar em um camping, na beira do Rio Novo, bem próximo das atrações. Com confortáveis tendas, banho quente, café da manhã e infinitas conversas à beira da fogueira, a proposta é se conectar intensamente à natureza e ao seu (a) companheiro (a). A ausência de energia elétrica ajuda os recém-casados a terem suas energias revigoradas para a nova vida juntos e torno o local ainda mais encantador.

Os roteiros padrão contemplam dois, quatro ou seis dias. Com a ajuda de guias locais os turistas visitam as quedas de águas de mais de 20 metros da Cachoeira da Velha e dunas de até 40 metros de altura – a sensação é de estar no meio do deserto.

A Cachoeira da Fumaça é outro procurado ponto turístico, assim como os poços cristalinos excelentes para banho: Fervedouro e Fervedouro de São Félix. O trekking até o mirante da Serra do Espírito Santo leva o casal até o alto dos paredões que formaram as famosas dunas do Jalapão. Assistir ao pôr do sol neste local será algo inexplicável.

Rio Novo Jalapao Lua de Mel no Brasil

Para realização desta bela viagem recomenda-se a contratação de um pacote turístico completo ao chegar a Palmas, com assessoria local de serviços e profissionais especializados.

banner clube turismo

Publicidade

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário!