JALAPÃO – UM PARAÍSO DE TRANQUILIDADE
Aproveitando a queda da valorização do Real, escolhi hoje um destino interno que ainda é pouco conhecido (recebe aproximadamente 15 mil turistas por ano), mas extremante atraente para quem quer relaxar e rico em belezas naturais.
Localizado no coração do país, no centro-oeste de Tocantins, e considerado um dos mais novos destinos de natureza do Brasil, o Jalapão surpreende pela preservação de um santuário repleto de veredas virgens e inúmeros rios de águas cristalinas em meio a uma paisagem árida e bela. Estas condições proporcionam vida a uma diversidade incrível de animais e plantas totalmente adaptada a esta região do cerrado.
Sua extensa área de 34 mil km2 compõe um conjunto de cinco regiões de conservação, cujo cenário é um dos mais exuberantes do Brasil: cachoeiras transparentes, piscinas naturais verde-esmeralda, chapadões e gigantes dunas alaranjadas.

A principal porta de entrada para este remoto paraíso está na pequena cidade Ponte Alta do Tocantins, que se localiza a 190 km de Palmas (aeroporto mais próximo). Este primeiro trajeto é feito via pistas asfaltadas, mas como toda joia deve ficar bem guardada, a partir de lá a viagem é somente por estradas de terra com recomendação de veículo 4×4: mais 160 km até Mateiros ou 250 km até São Félix do Tocantins, cidades que servem como base para os mais procurados atrativos.
Uma das vantagens deste destino é que ele pode ser visitado em qualquer época do ano. As chuvas são escassas mesmo no inverno e o céu quase sempre é intensamente azul. A única dica de calendário vai para quem deseja conhecer mais de perto o famoso capim-dourado da região. Neste caso deve-se optar pelo mês de Setembro, quando sua bela cor está mais viva e brilhante.
Esta opção de viagem a dois certamente não é a mais confortável e desejada pela maioria dos casais. Porém, para os amantes dispostos a começar a vida juntos de uma maneira simples, cheia de companheirismo e cumplicidade (talvez até vivenciar algo parecido com o que Adão e Eva conheceram em seus dias de Paraíso) a sugestão é fugir das pousadas das cidades próximas e se hospedar em um camping, na beira do Rio Novo, bem próximo das atrações. Com confortáveis tendas, banho quente, café da manhã e infinitas conversas à beira da fogueira, a proposta é se conectar intensamente à natureza e ao seu (a) companheiro (a). A ausência de energia elétrica ajuda os recém-casados a terem suas energias revigoradas para a nova vida juntos e torno o local ainda mais encantador.
Os roteiros padrão contemplam dois, quatro ou seis dias. Com a ajuda de guias locais os turistas visitam as quedas de águas de mais de 20 metros da Cachoeira da Velha e dunas de até 40 metros de altura – a sensação é de estar no meio do deserto.
A Cachoeira da Fumaça é outro procurado ponto turístico, assim como os poços cristalinos excelentes para banho: Fervedouro e Fervedouro de São Félix. O trekking até o mirante da Serra do Espírito Santo leva o casal até o alto dos paredões que formaram as famosas dunas do Jalapão. Assistir ao pôr do sol neste local será algo inexplicável.
Para realização desta bela viagem recomenda-se a contratação de um pacote turístico completo ao chegar a Palmas, com assessoria local de serviços e profissionais especializados.
Comentários via Facebook