Categorias: Planejando

{ lua de mel } Alagoas

Praia do Patacho
Praia do Patacho

Muitos casais sonham em passar seus primeiros dias de união formal em uma praia paradisíaca ao redor do mundo, mas às vezes acabam tendo que abrir mão desta ideia devido ao orçamento apertado do momento. Eles se esquecem das belas praias da nossa costa brasileira…

E, sem dúvida, o estado de Alagoas é imbatível no quesito “beleza natural”. Abençoado por um clima tropical, com sol abundante por quase todo o ano, este litoral é único por suas praias tépidas e cristalinas, de variações distintas e a profusão de lagoas que deram origem ao seu nome.

Há quem diga que ele nada perde para o Caribe. Outros reforçam que é até muito melhor. Mas todos os seus visitantes concordam mesmo é que em breve retornarão a este paraíso. E opção de praias lindas e diferentes é o que não falta ao longo dos 230 quilômetros deste litoral.

Quando a maré está baixa na Praia do Toque, o passatempo preferido dos turistas é se deliciar nas pequenas lagoas ou em uma das maiores piscinas naturais de São Miguel dos Milagres, conhecida como “Piscina do Toque”. O mar transparente permite ver os peixinhos coloridos com ou sem snorkel. Para os casais apaixonados, o local conta com a Pousada do Toque, que faz parte do Roteiro de Pousadas de Charme, e as pousadas do Caju e Origami, todas indicações do Guia Quatro Rodas.

A segunda pousada do Roteiro de Charme da região é a Pousada do Camurim Grande, em Maragogi, onde se encontra o tesouro mais precioso da Costa dos Corais: as famosas Galés, um conjunto de piscinas naturais com tons de azul-turquesa comparado por muitos às lindas ilhas caribenhas. A Taoca e a Barreira de Peroba são as mais preservadas da região. Na maré baixa, catamarãs deixam a costa em direção aos arrecifes, onde ancoram por cerca de duas horas. Lá o turista pode usar máscara e snorkel para curtir ao máximo a riqueza marinha. A região ainda tem passeios alternativos de barcos e mergulhos com cilindro.

alagoas
Da esquerda para Direita: Praia do Francês e Praia do Gunga | Maragogi e Praia do Toque

Ao lado de Maragogi, na Praia de Japaratinga, local paradisíaco, incrustrado em um morro de 120 metros à beira-mar, que proporciona aos seus turistas o privilégio de se estar em um dos locais mais bonitos do mundo. No alto deste morro está a charmosa Pousada do Alto, com uma vista incrível, piscina com borda infinita, cardápio requintado e apenas 12 apartamentos.

A praticamente deserta Praia do Patacho, em São Miguel dos Milagres, é a mais bonita da Costa dos Corais e uma das poucas classificadas no país como cinco estrelas pelo GUIA QUATRO RODAS, graças ao seu coqueiral de encher os olhos e ao mar esverdeado pra lá de cristalino. Se a maré atinge o nível mais baixo, longos trechos de areia e os recifes ficam ainda mais à mostra. Na maré seca, as lagoas rasas e mornas são um convite para relaxar. Como não há barracas, bares ou restaurantes, fica difícil passar o dia todo na região. Então, é importante levar um guarda-sol e um lanchinho para aproveitar tudo o que esse paraíso tem a oferecer.

A Praia do Morro, em Barra de Santo Antônio, tem acesso complicado: é possível chegar de barco a partir de Ponta do Gamela ou de carro por estrada de areia sem sinalização (para não se perder, é melhor ir com guia local). Porém, a paisagem compensa o esforço. Além de deserta, a praia tem mar azul, falésias, pedras e a foz do Rio Camaragibe. Não à toa que ela ganhou quatro estrelas na classificação do GUIA QUATRO RODAS.

Já bem pertinho da capital, Maceió, está a Praia de Ipioca, perfeita para quem busca sossego. A paisagem preservada tem coqueirais, mar em tons de azul e de verde, longos trechos de areia branca e piscinas naturais na maré baixa. Lá se encontra o charmoso restaurante à beira-mar Hibiscus. À sombra de coqueiros, o local tem espreguiçadeiras, redes e serviços de massagem, ideal para namorar e esquecer-se da vida.

Em Maceió prédios modernos dividem o cenário com o mar verde-claro, coqueirais e trechos de areia fofa em Ponta Verde, a melhor praia urbana da cidade. Assim como a vizinha Pajuçara, as piscinas naturais são a grande atração daqui. Na orla estão duas das melhores barracas de praia, segundo o GUIA QUATRO RODAS. A primeira é a Kanoa, frequentada por jovens que vêm curtir as apresentações de djs e bandas de quarta a sexta, tomar um chope gelado ou admirar o pôr do sol. Na Lopana, é possível relaxar nas espreguiçadeiras, experimentar os petiscos do cardápio e tomar drinques à base de frutas. Grupos de blues, pop rock e djs embalam as noites de quinta a domingo.

Uma das melhores atrações da orla da capital está na Pajuçara: as cristalinas piscinas naturais formadas pelos recifes na maré baixa. As jangadas coloridas fazem a travessia com duração de 15 minutos e permanecem por até 40 minutos, tempo suficiente para nadar nas águas mornas com os peixinhos.

Em termos de fama quem sai na frente é a Praia do Francês, que consegue agradar a dois tipos de público. De um lado estão os surfistas que encaram as fortes ondas. Do outro, à esquerda, casais e famílias com crianças aproveitam o mar calmo protegido pela barreira de recifes. O agito fica na orla, onde há uma concentração de bares e lojinhas.

Por fim, para fechar com chave de ouro, no litoral sul do estado está a singular Praia do Gunga, na Barra de São Miguel, queridinha dos maceioenses e de muitos turistas que por lá passam todos os dias. Na ponta esquerda fica a bela Lagoa do Roteiro. À direita, falésias coloridas e um imenso coqueiral compõem a paisagem. O ponto mais próximo à lagoa é agitado, com bares lotados e música alta. No caminho há um mirante, parada obrigatória, com vista imperdível de toda a região.

Como em todo o sul do nordeste brasileiro, as chuvas fortes ocorrem no inverno, apesar do calor constante. Com o tempo fechado da época até as belas águas cor de esmeralda mudam de tom. Por isso, para aproveitar esta viagem ao máximo, vale a pena dar preferência ao período de Setembro a Abril.

Boa viagem!

banner clube turismo

Publicidade

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.