Categorias: Planejando

Como Planejar um Casamento

Como Planejar um Casamento | Blog de Casamento DIY da Maria Fernanda

Sim, você está noiva!!! E toda perdida né? Normal, a gente tá aqui pra isso! Pra te ajudar nessa tarefa cheia de decisões e tão gostosa que é planejar um casamento! Então bora seguir os passos e começar o ano colocando tudo em ordem!

E não se esqueçam de fazer o download do nosso Checklist de Casamento! Super completinho e super útil!

  • Lista de Convidados

O primeiro passo todo mundo já sabe: lista de convidados! Aquilo que vai te assombrar por todos os momentos do planejamento e ainda tem alguns assombros posteriores a lua-de-mel (principalmente quando você recebe o convite de casamento de um casal que você não incluiu na sua lista). Claro que esta lista não será a oficial, mas assim vocês terão uma ideia da dimensão do evento. E claro, poderão analisar melhor o budget disponível. O modelo da lista de convidados vocês podem baixar aqui!

Chá de Lingerie da Lalá Noleto
Chá de Lingerie da Lalá Noleto
  • Analisando o Orçamento

Aí, depois de passar pela lista de convidados (ufaaaa!) vocês vão fazer as contas de quanto cada um (ou cada família) irá disponibilizar (o famoso budget). O quanto pretendem gastar com o casamento? Vocês que irão pagar? Terão ajuda dos pais? Sentem com eles e façam uma conta (por cima porque sempre ultrapassa!) de quanto querem disponibilizar. É uma tarefa difícil, mas sem esses aspectos definidos a busca para o dia mais perfeito de sua vida fica beeem complicada! Usem este gráfico para ajudá-los!

  • Perfil do Evento

Depois dessas duas tarefas árduas chega a pior: a junção das duas para definir o perfil do evento. Vocês fizeram a lista de convidados e estipularam o quanto querem gastar. E se não bater??? E se a lista está imensa e vocês não querem colocar o futuro de vocês em risco para uma festa de capa de revista? Conversem muito! E analisem todas suas vontades e sentimentos. Algumas noivas realmente nasceram para planejar um casamento de capa de revista e vocês facilmente a vêem em cada detalhe da festa. Outras só fazem um casamento assim porque podem, não porque realmente traduza seu perfil.

Antes de tomar decisões sobre o perfil a ser seguido peça alguns orçamentos, como de buffet ou espaço ou contrate alguem para assessorá-los nesta etapa. É difícil, eu sei, mas esses três passos são a base para um casamento! Uma vez feito, o resto é facinho facinho!

EditorialBoho@NódeOliveira-222
Foto Nó de Oliveira
  • Definição da Data

Escolher a data para o casamento não é tão simples. Você deve levar em consideração os convidados nessa escolha. Da onde eles são? Terão que se deslocar? E se você pretende economizar, a escolha da data pode ser muito útil. Meses como Março, Abril, Setembro, Outubro e Novembro são os meses mais concorridos para casamento (não sei porque Maio ainda é mês das noivas!). Escolha um mês como Julho, Agosto, começo de Dezembro (perto do Natal N-U-N-C-A!), final de Janeiro (assim as férias já acabaram, o fuá do Reveillon já acabou e todo mundo já está retornando à rotina) e Fevereiro (mas verifique o calendário do Carnaval). Após todo esse estudo, a data #1 será definida. Agora é só conciliar essa data com os fornecedores escolhidos.

Como fazer save the date

  • Orçamentos

Com certeza sua inspiration board do Pinterest tá lotada, você tem zilhões de pastinhas com idéias de cores para a decoração, vestidos de noiva, penteados, enfim… tudo o que você poderia pesquisar sobre casamento! Agora você vai passar mais um tempinho no computador e no telefone: pedindo orçamentos! Pesquise, pesquise, pesquise! Leia nosso post “Saia da Mesmice” para um empurrãozinho a mais hehe E peça orçamentos de espaço, buffet e decoração. Esses são os principais para você começar a planejar seu casamento! Já checou o nosso Guia de Fornecedores? Só os melhores profissionais e fornecedores pra vocês!

CivilRe&Tiago©NódeOliveira-26
Foto Nó de Oliveira Fotografia
  • Definição da Cerimônia e Recepção

Com o estilo do casamento já definido, fica fácil saber se a cerimônia e a recepção serão em espaços diferentes ou no mesmo. Para as igrejas atentem-se se a mesma aceita decoração, quais as músicas permitidas e o número máximo de padrinhos. Alguns casais não se apegam a essas regras e perto do casamento decidem fazer uma decoração de filme na nave da igreja, colocar vários casais de padrinhos de cada lado do altar e tocar Iron Maiden instrumental para o cortejo (nada contra! Até porque quando casei não usei nenhuma música sacra para o cortejo). Mas se alguns desses aspectos faz parte do sonho de vocês procure uma igreja mais flexível (tarefa bem difícil hoje em dia) ou faça a cerimônia no espaço junto com a recepção. O não cumprimento das regras da igreja prejudicam os noivos, os músicos, a assessora e pode até gerar multa para os noivos.

Sobre a escolha do espaço, escrevi um post sobre os pontos básicos a serem levados em consideração na escolha. Mas não escrevi sobre como o perfil do espaço influencia no casamento como um todo.

Quando estamos planejando um casamento (recado para as noivas) nos encantamos e nos apaixonamos fácil por qualquer coisa. Mesmo ela sendo fora do nosso alcance. Entretanto, ter o pé no chão, principalmente nesses primeiros passos, é a chave para um casamento tranquilo e sem futuras preocupações. Aí que entra o noivo: pra fazer a gente voltar pra terra em segundos!

A escolha do espaço vai traduzir como será seu casamento: luxuoso, grandioso, simples, rústico, diy, romântico, mini-wedding… Então verifique se o valor disponível para o casamento será suficiente para realmente transmitir a idéia que o local passa. Nada adianta gastar 75% do valor que vocês separaram para o casamento no espaço se não terão um valor legal para o buffet, decoração e música. Planejamento é tudo! 

no de oliveira  (15)
Foto Nó de Oliveira Fotografia
  • Definição do Buffet

A escolha do buffet segue a mesma linha do espaço: perfil do evento. Se seu casamento vai ser super mega top, com convidados que comem caviar diariamente, você tem que servir caviar. Mas se seus convidados não comem caviar diariamente (ou nunca comeram) porque você vai contratar um buffet que sirva esse tipo de comida? Contrate um buffet bom que atenda suas necessidades. Conheço buffets mais simples que são óoootimos, buffets que não são tão simples, não servem caviar, mas servem entradinhas diferentes e lindas e buffets que servem caviar. Existem buffets ótimos e bons para todo o tipo de bolso, gosto e perfil! Só procurar e degustar!!! Leia o post com o checklist básico para se contratar um buffet!

editorialbohonodeoliveira-238
Foto Nó de Oliveira Fotografia

 E pra ajudar mais um vídeo com um bate papo descontraído com mais dicas sobre como planejar um casamento!

Publicidade

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário!