Categorias: Casando, Planejando

Como organizar a Cerimônia de Casamento

Como organizar a Cerimônia de Casamento

Foto Estúdio Fernanda Scott

A formação do cortejo é algo que sempre gera dúvidas. E muitas. Por isso um ensaio com alguns padrinhos e pais é sempre bem-vindo!!! Antes de mais nada precisamos saber qual é o lado da noiva e do noivo:

Noivo: lado direito;

Noiva: lado esquerdo.

Sendo assim os casais também se posicionarão da mesma maneira: homens à direita e mulheres à esquerda. O mesmo se impõe à pajens e daminhas.

A ordem do cortejo e o número de entradas depende da igreja. Algumas permitem somente 2 entradas – padrinhos e pais e depois daminhas e noiva – e outras permitem várias entradas.

O mais utilizado é:

– Noivo com a Mãe;

– Mãe da Noiva e Pai do Noivo;

– Padrinhos, primeiro casal da noiva e depois do noivo e assim sucessivamente;

– Daminhas e Pajens;

– Noiva;

– Entrada das Alianças (opcional).

Foto Estúdio Fernanda Scott

O mais esperado é a entrada da noiva. E esta é o que mais gera dúvidas. Segue a tradição que a noiva deve entrar ao lado esquerdo de seu acompanhante, na maioria das vezes seu pai, porque:

– a noiva fica mais próxima ao coração o pai;

– a mão direita do pai está livre para cumprimentar o noivo;

– antigamente a espada era carregada do lado direito.

Algumas noivas, como Kate Middleton, preferem entrar ao lado direito, para ficar de frente para o noivo e para facilitar o caminho do pai até o altar. Mas depois elas tem que se posicionar ao lado esquerdo do noivo. Algumas vezes isso é complicado devido ao vestido da noiva, à cauda e ao véu.

E para a saída nada melhor como se virar e sair  ao lado direito do noivo!  Os demais padrinhos e pais podem sair como chegaram, mulheres à esquerda. O correto seria os noivos saírem primeiro, seguidos das daminhas e pajens, pais da noiva, pais do noivos e padrinhos intercalados como no começo, um casal da noiva e um do noivo. Mas como moramos em um país que gosta de um abraço, geralmente os noivos se viram e recebem os cumprimentos dos padrinhos, dos pais do noivo, pais da noiva e finalmente das daminhas e dos pajens e  saem da igreja.

Já as floristas e os pajens não tem ordem específica. Geralmente fazemos a ordem de acordo com o tamanho, os menores na frente e os maiores atrás. Às vezes conseguimos montar casais, outras vezes não. Tudo depende da quantidade de floristas e pajens disponíveis.

Caso o local para a cerimônia seja uma igreja verifique as regras e as entradas. Algumas igrejas preferem trocar a ordem da entrada e a quantidade de vezes que a porta irá abrir. O mesmo acontece com a entrada das alianças, que algumas igrejas permitem e outras não. O iCasei disponibilizou um infográfico ótimo com a ordem do cortejo de entrada para a cerimônia de casamento. Bem simples e fácil!


Gostaram do post de Como organizar a Cerimônia de Casamento? Deixem seus comentários abaixo!

Publicidade

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário!

11 comentários

  1. Maria Fernanda vc podia fazer um post sobre o que fazer com o bouquet . Eu vejo muito ALGUÉM do cerimonial pegar o bouquet e sumir com ele e depois entregar pra noiva na hora da saida. Não seria melhor noiva entregar para a mãe, a irmã ou até mesmo uma madrinha ?

    1. Oi Marlúcia!!! Hmmm ótima sugestão!!! Geralmente o bouquet fica com a cerimonial para a mãe da noiva ou as madrinhas ou irmãs ficarem mais à vontade. Quase sempre elas estão com alguma bolsinha ou carteira e sempre choram um pouquinho! Então o bouquet iria atrapalhar um pouquinho! E eles andam muito pesados!!! Tem uns que até as noivas reclamam de tão pesados que são!!! hehehe Um beijão querida =***

  2. Luciene comentou:

    Ótimo post. Parabéns!
    Como sou noivinha de primeira viajem, estava meio perdida quanto a cerimônia.. rsrs

    Abraços!

    1. Oi Lu!!! Que bom que esse post te ajudou =D
      Um beijão querida =***

  3. sUELEN comentou:

    BOOOOM DIA mARIA FERNADA!! AMOO SEUS POSTS <3
    TENHO UMA ENORME DUVIDA!!!
    É ERRADO CONVIDAR DAMAS DE HONRA, SE JÁ TIVER PAGENS E DAMINHAS?
    TENHO UMAS AMIGAS QUE AMOOO DEMAIS SÓ QUE SÃO SOLTEIRAS..NÃO QUERIA DEIXAR ELAS DE FORA….ME DÁ UM HELP!!
    BJOO

    1. Oi Su!!!! Que bom querida! Fico muito feliz! =D
      Nãoooo!!! Você pode ter daminhas/pajens e padrinhos/madrinhas e ainda chamar suas damas de honra! E se você quiser padronizar só os vestidos delas, fica super legal também! Com certeza elas vão amar participar desse momento tão importante pra você!
      Elas entram depois das daminhas e pajens e antes de você! Você pode deixá-las no altar, do seu lado, ou sentadinhas no primeiro banco!
      Um beijoooo =***

  4. Juliana comentou:

    Oiee!! primeiramente eu adoro seus posts e videos… não vejo a hora de casar! rsrs.. Vc poderia fazer um post sobre casamentos sem festa. Pesquisei em alguns lugares mas não encontro muita coisa.. queria uma opinião sua.. 😀
    eu pretendo fazer num horario que o pessoal convidado não espere almoço ou janta… talvez eu faça a festa “Bolo e chamapnhe” ouvi falar que é legal tbm… desde já eu te agradeço… bjinhus

    1. Oi Ju! Ótima sugestão de post! 🙂
      Um bolinho sempre vai bem e é super chique! Além disso você vai ter umas fotos bem legais com sua família e amigos! Vou postar sim, já anotei aqui! Beijos

      1. Juliana respondeu Maria Fernanda

        Oba!! Vou ficar ligadinha pra acompanhar.. bjuu!

  5. Beatriz comentou:

    Tambem queria muito algum post sobre casamento sem festa!!!1 rs