Categorias: Casando, Planejando

Como organizar a Cerimônia de Casamento

Como organizar a Cerimônia de Casamento

Foto Estúdio Fernanda Scott

A formação do cortejo é algo que sempre gera dúvidas. E muitas. Por isso um ensaio com alguns padrinhos e pais é sempre bem-vindo!!! Antes de mais nada precisamos saber qual é o lado da noiva e do noivo:

Noivo: lado direito;

Noiva: lado esquerdo.

Sendo assim os casais também se posicionarão da mesma maneira: homens à direita e mulheres à esquerda. O mesmo se impõe à pajens e daminhas.

A ordem do cortejo e o número de entradas depende da igreja. Algumas permitem somente 2 entradas – padrinhos e pais e depois daminhas e noiva – e outras permitem várias entradas.

O mais utilizado é:

– Noivo com a Mãe;

– Mãe da Noiva e Pai do Noivo;

– Padrinhos, primeiro casal da noiva e depois do noivo e assim sucessivamente;

– Daminhas e Pajens;

– Noiva;

– Entrada das Alianças (opcional).

Foto Estúdio Fernanda Scott

O mais esperado é a entrada da noiva. E esta é o que mais gera dúvidas. Segue a tradição que a noiva deve entrar ao lado esquerdo de seu acompanhante, na maioria das vezes seu pai, porque:

– a noiva fica mais próxima ao coração o pai;

– a mão direita do pai está livre para cumprimentar o noivo;

– antigamente a espada era carregada do lado direito.

Algumas noivas, como Kate Middleton, preferem entrar ao lado direito, para ficar de frente para o noivo e para facilitar o caminho do pai até o altar. Mas depois elas tem que se posicionar ao lado esquerdo do noivo. Algumas vezes isso é complicado devido ao vestido da noiva, à cauda e ao véu.

E para a saída nada melhor como se virar e sair  ao lado direito do noivo!  Os demais padrinhos e pais podem sair como chegaram, mulheres à esquerda. O correto seria os noivos saírem primeiro, seguidos das daminhas e pajens, pais da noiva, pais do noivos e padrinhos intercalados como no começo, um casal da noiva e um do noivo. Mas como moramos em um país que gosta de um abraço, geralmente os noivos se viram e recebem os cumprimentos dos padrinhos, dos pais do noivo, pais da noiva e finalmente das daminhas e dos pajens e  saem da igreja.

Já as floristas e os pajens não tem ordem específica. Geralmente fazemos a ordem de acordo com o tamanho, os menores na frente e os maiores atrás. Às vezes conseguimos montar casais, outras vezes não. Tudo depende da quantidade de floristas e pajens disponíveis.

Caso o local para a cerimônia seja uma igreja verifique as regras e as entradas. Algumas igrejas preferem trocar a ordem da entrada e a quantidade de vezes que a porta irá abrir. O mesmo acontece com a entrada das alianças, que algumas igrejas permitem e outras não. O iCasei disponibilizou um infográfico ótimo com a ordem do cortejo de entrada para a cerimônia de casamento. Bem simples e fácil!


Gostaram do post de Como organizar a Cerimônia de Casamento? Deixem seus comentários abaixo!

Publicidade

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

11 comentários

  1. Maria Fernanda vc podia fazer um post sobre o que fazer com o bouquet . Eu vejo muito ALGUÉM do cerimonial pegar o bouquet e sumir com ele e depois entregar pra noiva na hora da saida. Não seria melhor noiva entregar para a mãe, a irmã ou até mesmo uma madrinha ?

    1. Oi Marlúcia!!! Hmmm ótima sugestão!!! Geralmente o bouquet fica com a cerimonial para a mãe da noiva ou as madrinhas ou irmãs ficarem mais à vontade. Quase sempre elas estão com alguma bolsinha ou carteira e sempre choram um pouquinho! Então o bouquet iria atrapalhar um pouquinho! E eles andam muito pesados!!! Tem uns que até as noivas reclamam de tão pesados que são!!! hehehe Um beijão querida =***

  2. Luciene comentou:

    Ótimo post. Parabéns!
    Como sou noivinha de primeira viajem, estava meio perdida quanto a cerimônia.. rsrs

    Abraços!

    1. Oi Lu!!! Que bom que esse post te ajudou =D
      Um beijão querida =***

  3. sUELEN comentou:

    BOOOOM DIA mARIA FERNADA!! AMOO SEUS POSTS <3
    TENHO UMA ENORME DUVIDA!!!
    É ERRADO CONVIDAR DAMAS DE HONRA, SE JÁ TIVER PAGENS E DAMINHAS?
    TENHO UMAS AMIGAS QUE AMOOO DEMAIS SÓ QUE SÃO SOLTEIRAS..NÃO QUERIA DEIXAR ELAS DE FORA….ME DÁ UM HELP!!
    BJOO

    1. Oi Su!!!! Que bom querida! Fico muito feliz! =D
      Nãoooo!!! Você pode ter daminhas/pajens e padrinhos/madrinhas e ainda chamar suas damas de honra! E se você quiser padronizar só os vestidos delas, fica super legal também! Com certeza elas vão amar participar desse momento tão importante pra você!
      Elas entram depois das daminhas e pajens e antes de você! Você pode deixá-las no altar, do seu lado, ou sentadinhas no primeiro banco!
      Um beijoooo =***

  4. Juliana comentou:

    Oiee!! primeiramente eu adoro seus posts e videos… não vejo a hora de casar! rsrs.. Vc poderia fazer um post sobre casamentos sem festa. Pesquisei em alguns lugares mas não encontro muita coisa.. queria uma opinião sua.. 😀
    eu pretendo fazer num horario que o pessoal convidado não espere almoço ou janta… talvez eu faça a festa “Bolo e chamapnhe” ouvi falar que é legal tbm… desde já eu te agradeço… bjinhus

    1. Oi Ju! Ótima sugestão de post! 🙂
      Um bolinho sempre vai bem e é super chique! Além disso você vai ter umas fotos bem legais com sua família e amigos! Vou postar sim, já anotei aqui! Beijos

      1. Juliana respondeu Maria Fernanda

        Oba!! Vou ficar ligadinha pra acompanhar.. bjuu!

  5. Beatriz comentou:

    Tambem queria muito algum post sobre casamento sem festa!!!1 rs