Categorias: Planejando

7 dicas para escolher o buffet do seu casamento

O primeiro passo para planejar um casamento, que na verdade vale por três, é conciliar a data da igreja, salão e buffet. Mas você sabe ao certo como escolher o buffet???

1) Calcule!

O primeiro passo é saber ao certo o quanto vocês pretendem gastar com um buffet. O preço máximo a ser gasto por pessoa pode ajudá-lo muito na hora de escolher qual tipo de serviço o evento terá.

2) Procure referências, indicações e pesquise muito!

Abrir uma revista de noivas e encontrar o buffet dos seus sonhos não é na verdade a busca correta por referências e pesquisas. Hoje todos podem colocar sua propaganda em qualquer revista de noiva. Claro, quanto mais renomada, mais caro a página. Entretanto nada garante a qualidade. Reclame Aqui é uma ótima opção de busca. Todas as empresas que têm seu nome lá têm direito de responder e resolver o problema.

3) Vá para outras cidades…

Algumas vezes a cidade vizinha pode ter tantas opções! E outras vezes ainda mais em conta que o buffet de sua cidade! Quando for pesquisar, realmente pesquise! Não tenha medo! Go for it!!!

4) Pergunte um pouco e calcule mais!

Você encontrou o cardápio dos sonhos, com finger foods com nomes difíceis de se pronunciar, comidinhas quentinhas em ramequins e aquele jantar pra fechar com chave de ouro. Mas você sabe ao certo o que está incluso??? Tomem nota:

Material

  • Mesas e cadeiras;
  • Toalhas;
  • Guardanapos de linho;
  • Sousplats;
  • Taças coloridas.

 

Serviço
  • Tempo total de serviço – adicional para hora extra;
  • Quantidade de garçon/convidado;
  • Custo garçon extra;
  • Bebidas servidas em jarra/garrafinhas;
  • Custo adicional para jantar à francesa ou inglesa.

 

Extras
  • Alimentação profissionais (alguns buffets chegam a cobrar 100% para a alimentação dos profissionais – integrantes da banda, fotógrato, equipe de cerimonial, enfim todos que trabalharão durante a  recepção)
  • Taxa de Rolha (taxa cobrada para servir bebidas compradas pelos noivos);
  • Quebra de material;
  • Não pagantes (como crianças) terão direito à lugar na mesa;
  • Atualização monetária.

 

Depois de questionar todos os itens acima, faça mais algumas contas. O buffet cobra taxa de rolha? Mas quanto sairia se contratar as bebidas deles ao invés de comprar as suas e pagar a taxa para cada garrafa aberta? Você está em dúvida entre 2 buffets e um tem sousplats e taças coloridas e o outro não? Qual a diferença de preço? O aluguel desse material compensa? Calcule, compare e pesquise! Sempre!!!
Buffets mais concorridos, que fazem mais de 1 festa por dia, tendem a ter um número limitado de material. Caso você queira um material específico, reserve um bom tempo antes! Para não ter surpresas desagradáveis depois.

 

 

5) Deguste!

Degustar é sempre uma tarefa extremamente prazerosa. E você deve degustar 2 vezes! Isso mesmo: duas vezes! Uma antes de fechar o buffet, para saber ao certo o serviço a ser contratado. Visitas à cozinha são sempre bem-vindas e mostram que você está ligada em cada detalhe.

6) Pesquise mais um pouco…

Alguns buffets, infelizmente, tendem a maquiar a degustação. Como assim??? A degustação é mais do que perfeita, mas durante o evento… um horror! Se você está em dúvida, pergunte, pra todo mundo! Se a pessoa gostar vai falar muito bem, se ela for pra linha do “eu não conheço muito bem”, “eles são razoáveis” volte ao passo 1!!! O mais perfeito seria ir à um casamento ou evento do buffet como convidada, mas nem sempre é possível.

7) Pronta para o ataque!

Agora que você fez todas as suas pesquisas, está tranquilíssima com a sua decisão: assine o contrato! Leia com carinho e preste atenção em todas as cláusulas. E sempre, SEMPRE, feche o buffet com 50 pessoas a menos que o estipulado. Você poderá aumentar esse número com tranquilidade 15 dias antes!
Mas lembrem-se: o que pode ser bom para uma amiga, pode não ser para você! Procure profissionais que você se identifique, que sejam cordiais e que compreendam que esse será o dia mais mágico de sua vida, okie?
Xoxo =***
Imagens via Cláudia Porteiro.




Publicidade

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário!