Categorias: Celebrando

Casamento Rústico DIY

Casamento Rústico DIY : O casamento faça você mesmo da Susana e do Paulo

Casamento Rústico DIY

Conheço a Susana desde que me conheço por gente. Ela é uma mulher linda tanto por dentro como por fora. Extremamente abençoada que veio ao mundo pra fazer o bem. E lógico que com essa história toda a gente iria ajudar o máximo possível no dia que ela escolheu o Paulo para ser seu companheiro e marido a vida toda.

A Susana é missionária na África, mais precisamente em Inhaminga, Moçambique e mora lá há 14 anos. E depois de um tempão o Paulo apareceu por lá e o resultado vocês vêem aqui 🙂

O estilo escolhido para o casamento foi o rústico! E a decoração toda (T-O-D-A) foi ao estilo DIY que amamos tanto! O casamento foi simples mas repleto de detalhes que o deixou rico e com a cara dos noivos. Eu sempre posto diversos tutoriais, zilhões de inspirações mas nunca mostro o casamento pronto! Então boa se inspirar?

hall

Quando os convidados chegavam à festa eles já se deparavam com uma plaquinha de madeira e um versículo. A plaquinha foi feita com madeira de pallet e envernizada (preferimos envernizar pois cada pallet tinha uma cor! Assim padronizamos a cor da madeira). Aí claro que a enfeitamos com um buquê de mosquitinho e um laço de renda! Compramos muitos rolos dessa fita de renda na 25 de Março!

Mais uma plaquinha indicava a entrada da cerimônia com uma carriola de madeira (era do jardim da minha mãe hehehe) repleta de mini margaridas! E depois um tonel bem antigo com garrafas enfeitadas de juta e renda (olha a fita aí de novo) e mosquitinhos com aquelas toalhinhas de crochê que vó faz sabe? Olha só, sua avó ia ficar toda orgulhosa de ver as toalhinhas dela no seu casamento!

Padronizamos as flores (mosquitinho e mini-margaridas), o tecido (juta) e a fita (branca de cetim, marrom e de renda branca).

Casamento Rústico DIY Casamento Rústico DIY Casamento Rústico DIY

cerimonia

A Susana queria se casar ao ar livre, como muitas de vocês. Ela se casou em um sábado, mas na sexta feira enquanto montávamos o salão deu um temporal, um vendaval que tivemos que partir para o Plano B. O espaço tinha um salão menor todo fechado bem próximo ao salão onde seria a recepção principal. Não pensamos 2 vezes e transferimos a cerimônia pra lá! Não tinha como arriscar. Não daria tempo de montar tudo no sábado e esperar o tempo melhorar.

No Plano A, a cerimônia seria embaixo de uma árvore e assim que os noivos entrassem, eles iriam dar de costas a uma parede bem surradinha. Aí pensamos, se é rústico, vamos usar esse aspecto da parede ao nosso favor. Então os noivos saíram atrás de uma porta antiga. E como transferimos tudo para o salão utilizamos a porta antiga para o altar.

Aí cortei as iniciais dos noivos em papelão e as cobri com musguinho (nunca sei o nome desse matinho verde!  Em qualquer floricultura você acha!) e colei com dupla-face na porta 🙂 Se quiserem o tutorial das letrinhas com musguinho (aí juro que vou atrás do nome correto hahaha) só deixar nos comentários.

Colocamos mais uma plaquinha de madeira na entrada da nave (e assim protegemos o tapete contra convidados inquietos hehehe) e enchemos o corredor de latas com juta e renda e flores. O aparador do altar recebeu flores em suas gavetinhas e uma orquídea para ficar diferente. A toalha do altar e a passadeira era de juta com a lateral toda com a fita rendada. Quem fez essas passadeiras foi a mãe da noiva! Ficaram lindas né?

Já o genuflexório foi feito de pallet também e as almofadas foram feitas com um tecido que a noiva trouxe da África para embrulhar as lembrancinhas. E por fim usamos cadeiras de plástico brancas ( #ficaadica : quando forem escolher entre usar somente a cadeira ou a cadeira com capa, opte somente pela cadeira).

Casamento Rústico DIYCasamento Rústico DIY

Casamento Rústico DIY Casamento Rústico DIY Casamento Rústico DIY Casamento Rústico DIY

recepção

No dia foram 400 convidados! Isso mesmo, 400 convidados! 🙂 Mas acomodamos todos e o clima aconchegante do casamento deixou essa tarefa mais fácil! Na entrada da recepção mais uma plaquinha:

“Que bom que você quis vir! Não tenha pressa de sair! Onde seu coração desejar, com seus amigos pode sentar!”

Colocamos uma escada (escadas são um must have em casamento rústico! Tem que ter uma!) e a enchemos de garrafas  e flores! Fizemos também um painel de fotos! Também com um pallet antigo, mas com toda a madeira fechada. E usamos mini pregadores de madeira para segurar as fotos!

Do outro lado da recepção alugamos uma estante de madeira e colocamos objetos significativos para os noivos e objetos antigos. Alguns livros do pai da noiva, porta-retratos dos noivos, objetos que a noiva trouxe da África… Enfim, objetos que deixassem o ambiente mais aconchegante, como se estivéssemos entrando na casa dos noivos.

E de lembrancinha: brownies! Este foram embrulhados com uma tag e ficaram em caixas, latinhas, potinhos de vidro principalmente na mesa do café, para os convidados se servirem antes de irem embora.

Casamento Rústico DIY Casamento Rústico DIY Casamento Rústico DIY Casamento Rústico DIY Casamento Rústico DIYCasamento Rústico DIY
Casamento Rústico DIY Casamento Rústico DIY
Casamento Rústico DIYCasamento Rústico DIYCasamento Rústico DIYCasamento Rústico DIY Casamento Rústico DIYCasamento Rústico DIYCasamento Rústico DIY

Casamento Rústico DIY mesa convidados

O cardápio deste casamento foi muito interessante! Como era um casamento de missionários, bebida alcóolica não cairia bem. Então foram servidos sucos em suqueiras e água! Já a comida ficou por conta dos lanches de metro. Escolhemos esta opção pois optamos por não trabalhar com buffet e precisávamos de algo rápido que não precisasse ser aquecido nem que precisasse ser servido à mesa.

Sendo assim, optamos por pratos de louça de sobremesa e utilizamos copos plásticos MAS com um doilie fofo embaixo para dar uma bossa a mais (o mesmo doilie usado no menu rústico!) 🙂 Em cada mesa tinham saquinhos de papel kraft (aquele de pão) com torradinhas e mini pão sírio e potes com beringela e patê. Assim os convidados já poderiam se servir quando sentassem a mesa. Claro que a diferença está nos detalhes sempre. Os saquinhos de kraft foram carimbados com o monograma dos noivos, o mesmo usado nas tags para os brownies. E cada prato recebeu um bem-casado e um brownie.

A toalha escolhida foi a juta, beeeem rústica! E o romantismo ficou por conta do doilie central – que recebeu as latinhas e potinhos com as flores – e com os doilies dos copos. Nem lembro quantas mesas foram, mas foram muitas! E todas seguiram o mesmo padrão! Ficou super fofo e super lindo e todos os convidados amaram!

Casamento Rústico DIY Casamento Rústico DIYCasamento Rústico DIYmesa boloA mesa de bolo recebeu mais cor que as demais mesas da festa. Usamos Astromélias e Boca de Leão na cor pink para dar um toque mais romântico e vivo à mesa. Suportes de vidro trouxeram a modernidade para o prato de bolo de toco de árvore. As bandeirolas de juta e o backdrop de pompons deram conta do DIY da Mesa de Bolo. E o naked cake cheio de frutinhas arrematou tudo isso!

A noiva optou por beijinhos e brigadeiros! Docinhos simples que adocicam qualquer paladar 🙂 E claro, algumas forminhas diferentes para encher mais a mesa!

S&P_043 S&P_044 S&P_045 S&P_046 S&P_047 S&P_048 S&P_049susana

E lógico que não podia deixar os noivos de fora né?

Casamento Rústico DIY Casamento Rústico DIY Casamento Rústico DIY Casamento Rústico DIY Casamento Rústico DIYpor fimO casamento da Susana e do Paulo foi um apanhado de almas boas querendo ajudar. Muitas coisas da festa foram doações de pessoas que realmente entendem e compreendem o trabalho deles e que queriam ajudá-los nesse momento tão lindo e único. O casamento deles foi meu penúltimo casamento! Fizemos tudo e quando eu digo fizemos isso inclui a mãe da noiva, a família dela que veio de longe pra arregaçar as mangas (gente tinha até miss prendendo pompom no teto!)! Mas o que eu quero dizer com isso tudo é que com amor e força de vontade você pode ir muito longe!

Alugamos as toalhas, mesas, cadeiras, uma estante e a mesa do bolo! Toda a decoração foi feita com materiais reciclados e com objetos pessoais. Os suportes de doces, as caixas, os tonéis foram todos emprestados! E o resultado ficou esse casamento lindo rústico cheio de DIY pra inspirar vocês!

E clarooooo que não poderia deixar de postar os vídeos que gravei para o casamento da Susana e do Paulo!

Espero que gostem! Um beijo!

Fotos Henri Passos.

tuto



Publicidade

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário!

42 comentários

  1. Grazieli comentou:

    mARAVILHOSO!! Tudo lindo,simples e delicado..
    Você faria as tags como essas da lembrancinha? beijos

    1. Oi Grazi, você pode usar as tags do convite também! Beijos =*

  2. Angelica comentou:

    NOSSA FÊ QUE LINDO, TU SABE QUE JÁ VI MUITAS INSPIRAÇÕES, MAS IGUAL ESSE AINDA NÃO…NÃO SEI O QUE FOI…MAS TEM ALGO MUITO ESPECIAL NESSAS FOTOS…PRONTO JÁ BATI O MARTELO, VAI SER ASSIM!!!!OBRIGADO VC D++++++

    1. Oi Angelica!!! Jura??? Ahhh que bom! Fico feliz!!! Ahhhhh certeza que foi o carinho com que tudo foi feito! Foi bem lindo né? Com certeza o seu vai ser assim <3
      Um beijo linda =*

  3. Angelica comentou:

    SE PUDER POSTAR MAIS DA PARTE PAPELARIA, CONVITES E OUTROS MIMOS DESSE CASAMENTO TE AGRADEÇO!!!!

    1. Oi Angelica!!! Que bom 🙂 O que mais gosto é papelaria hehehe Beijos

  4. Casamento que com certeza iria amar ser convidada…tudo tão lindo e perfeito!!

    bjs

    1. Fran querida! Tudo bom? Ahhh foi lindo viu? beijão =*

  5. Rosa Maria Silva comentou:

    amei a delicadeza com que a decoração desse casamento foi realizada, gostei também por vc ter mostrado todo o passo a passo da decoração a forma como vc postou foi muito esclarecedor e sei que vai inspirar muita noivinha, e mães de noiva também como é o meu caso, rsrsrs, quero ajudar meus filhos com pouca grana mas com extremo bom gosto por isso tenho acompanhado seu blog, pois não adianta ser DY sem bom senso…
    Obrigada pela ajuda, e claro continue postanto, PLEASE!!!

    1. Oi Rosa!!! Realmente sem bom senso não tem como!!! Que bom que o blog está te ajudando!!! Acho que dá pra se fazer muita coisa em casa pra dar uma economizada e tem tanta coisa linda pra se fazer!!! Muito obrigada pelo seu carinho! Um beijo querida!

  6. Daiane comentou:

    oi fer… acabei de conhecer seu blog e estou encantada, amando as ideias!!!!

    vou me casar em maio de 2016 num estilo bem rústico e ainda não tenho convite, vc tem algum modelinho que poderia usar?? estou pensando em usar envelope de papel reciclado, estopa, ou fita crua, mas ainda não consegui ENCONTRAR o modelo “perfeito”

    muito obrigada por compartilhas suas ideias com a gente…esta me ajudando muuuitooo!!!! 🙂

  7. Laura comentou:

    Lindo! MARIA FERNANDA Estou apaIXONADA COM TUDO O QUE VC FAZ. PARABÉNS POR SEU TRABALHO, ESTÁ SALVANDO A MINHA VIDA. BEIJOS E SUCESSO

  8. Tharita comentou:

    Parabéns pelo trabalho!! Tudo muito lindo!! Tenho 2 perguntas: 1a: Onde que eu encontro essas suqueiras de vidro? 2a: Onde que acho esses tocos de madeira para comprar? Adoreii muito!! Obrigada…bjoss

    1. Oi Tha! A sequeira você encontra para alugar (verifique os locais aí na sua cidade) e os tocos você pode achar com algum decorador de casamento aí na sua cidade! Beijão

  9. Tamires comentou:

    Ameii a decoração tudo muito lindo , vou me casar fim do ano poderia me informar qnts foi gasto nesse casamento ??

    1. Oi Tamires, foi gasto menos de R$ 15mil. Foi tudo feito em casa, não teve refrigerante nem bebida alcóolica! E lanchinhos de metro e salgadinhos! Mas foi lindo de morrer!!! 🙂
      Beijão

  10. Hanna comentou:

    Muuuito lindo !!

  11. PÂmella Godoy comentou:

    ai MaFer que lindo, eu já estou amando esse casamento, imagina o meu *-*
    casamentos rústicos são os melhores! <3

  12. Juliane comentou:

    Parabéns pela deco, tudo lindo..estava buscando idéias para o meu casamento e vou copiar várias… parabéns pelo trabalho… acho q o bom do casamento é assim tudo em família, pessoas q já conhecem a história e não feita por aqueles q só querem ganhar lucro.. nada contra, mas em família tudo fica mais lindo não é ?? o meu tudo mas tudinho vai ter a mão amiga da família… acho q fica até com mais amor

  13. Sandra coelho comentou:

    Boa tarde! Lindooo perfeito para a tofas vocês.
    Por to amadurecendo a ideia de me casar. Ja moro com a 10 anos com meu marido.mas, nunca nos casamos.
    E vou fazer ao ar livri e rustico.
    Poderia me inforna em médias quanto de juta e fita foi usado nessa festa?

  14. Oi Fê,quero elogiar teu trabalho ficou tudo mto lindo,eu amei,amei! Ficou quase a minha cara rsrs. Vou fazer meu casamento desse mesmo jeito,eu gostaria de saber se eu jogasse uma cor tipo um amarelo sera q ficaria legal?eu n queria fugir desses tons o q faco?Bjs fofa

    1. Equipe Blog da Maria Fernanda respondeu Marcelaynne Aciolly

      Oi Marcelaynne!!! Agradecemos o carinho!!! Você pode usar o amarelo sim, mas com muito cuidado!!! Use em detalhes. Beijos.

  15. Stefani comentou:

    Gostei mto dessa ideia …. ficou show

    1. Equipe Blog da Maria Fernanda respondeu Stefani

      Oi Stefani!!! Nós também amamos! Beijos.

  16. Stefannye comentou:

    Boa tarde!
    Gostaria de saber onde você encontrou as toalhas de juta desse tamanho,pois eu só estou encontrando muito estreita.
    Obrigada (:

    1. Equipe Blog da Maria Fernanda respondeu Stefannye

      Oi Stefannye!!! Essas toalhas foram alugadas. Beijos.

  17. MAYARA Sukada comentou:

    Uauu!!!!
    Super lindo!!!
    Parabéns e Deus abençoe cada vez mais esta união.
    Deus não une pessoas, Ele une propósitos!!!

    1. Equipe Blog da Maria Fernanda respondeu MAYARA Sukada

      Oi Mayara!!! Nós agradecemos! Beijos querida.

  18. Cristiani comentou:

    Boa tarde!
    Acabei de conhecer o seu blog e amei exatamente tudo desse casamento.
    Na vdd amei o lugar, será que vc sabe me dizer onde é, se alugam e o contato?
    Obrigada.

    1. Oi Cris! Obrigada querida! Chama Recanto Serra do japi! Não tenho o contato mas acho que eles devem ter site! Beijos

  19. Rute comentou:

    Ficou tudo lindo! Inspirador a história dos noivos.

    1. Equipe Blog da Maria Fernanda respondeu Rute

      Oi Rute!!! Obrigada querida! Ficamos felizes que você gostou!

  20. Luísa comentou:

    Oi Maria Fernanda! Sabe se foi fácil encontrar a juta para a passadeira?

    1. Sim, foi sim Lu! Qualquer loja de tecido e armarinhos vende! Beijos

  21. Danny da Cruz comentou:

    Olá Maria Fernanda!
    Amei tudo do seu casamento.
    Vou pegar todas as dicas que você colocou aqui no blog para o meu grande dia.
    Gostaria de saber qual foi o modelo do convite para padrinhos e madrinhas e para os outros convidados?
    Parabéns pelo blog.

    1. Oi Danny! Este casamento não teve convites para as madrinhas e padrinhos! Mas temos alguns modelos disponíveis no blog! Lindos e super fáceis de reproduzir! Beijos